segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Colégio Olímpio Campos realiza Projeto: O Direito à Literatura

No dia 21 de novembro de 2016, o Colégio Estadual Monsenhor Olímpio Campos realizou a I Mostra Literária do Projeto “Direito à Literatura”. O evento foi organizado pelos alunos do ensino fundamental, do ensino médio e coordenado pelas professoras Aline Ramos, Edicleide Santos, Italva da Silva, Danúsia Santana e Amanda Vieira. Contou com a presença da escritora e professora Maria Valdice Santos de Oliveira, autora da obra “Minha Terra! Minha Gente”; da técnica pedagógica da DRE-1, Cristiane e de alunos visitantes que prestigiaram os trabalhos dos nossos alunos em cada uma das salas de aula em homenagem as principais as obras literárias e seus autores.

No dia seguinte, 22/11, realizamos uma tarde de apresentações artísticas em que cada turma de alunos apresentou uma das obras dos grandes nomes da literatura brasileira em forma de teatro, recitação de poemas, danças, coral, entre outras atividades que contemplaram os diversos gêneros literários. O trabalho de incentivo à produção textual e leitura literária vem sendo desenvolvido no colégio desde o início do ano letivo, o que possibilitou a curiosidade dos alunos pelo mundo da literatura e facilitou a expressividade deles durante apresentação dos trabalhos literários.

Esse projeto surgiu da inquietação acerca da formação do leitor e da dificuldade que o aluno sente para adentrar o mundo da leitura. Com relação aos estudantes do CEMOC, isso não é diferente. Esse diagnóstico nos levou a elaborar uma proposta pedagógica com ações voltadas a suscitar o desejo pela leitura literária desde as séries iniciais do ensino fundamental até o ensino médio. Ressaltamos, ainda, que o nome do projeto faz referência a um texto de Antônio Cândido (que é um grande crítico literário), O direito à literatura, publicado em 1988.

O Colégio Estadual Mons. Olímpio Campos parabeniza todos os alunos e professores pelo sucesso desse e de tantos outros projetos que contribuem de modo imprescindível na formação intelectual e cultural dos nossos estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário